• banner_site2.jpg

A 17.ª CAPSI, à semelhança de edições anteriores, irá incluir uma sessão de Estudos de Caso em Sistemas de Informação, visando a participação de organizações e profissionais da área.

Este será um espaço para a apresentação de casos de adoção de tecnologias e sistemas de informação (TSI), podendo focar tanto a perspetiva organizacional e do negócio, como a perspetiva tecnológica. É também um meio para documentar a forma como as organizações têm vindo a adotar aplicações e soluções de TSI, para melhorar o seu funcionamento interno, melhorar a sua ligação ao meio envolvente, obter vantagens competitivas, entre outros. Poderão ser apresentados casos de organizações e empresas instaladas em Portugal ou noutros países.

A sessão é patrocinada pela Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (APSI)/Portuguese Chapter of the Association for Information Systems (PTAIS) e visa promover a partilha pela comunidade e pelos seus associados de descrições de casos, para que os mesmos possam vir a ser usados nos processos de ensino-aprendizagem e para auxiliar a que se compreendam melhor algumas realidades práticas da adoção dos sistemas de informação.

Assim, convida-se a comunidade de TSI a submeter trabalhos, descrevendo os casos de acordo com o modelo fornecido. Um caso poderá ser, por exemplo, a adoção de um novo sistema ERP, a adoção de um sistema CRM, a exploração do canal Web, a adoção de aplicações móveis, a migração da infraestrutura de TSI para um ambiente Cloud, uma iniciativa de green computing, a reestruturação dos serviços de TSI, entre muitos outros. As descrições dos casos deverão incluir, pelo menos, a descrição do contexto organizacional, a descrição da iniciativa de TSI, a descrição do processo de adoção e uma reflexão sobre os resultados alcançados.

Em anexo encontra-se o modelo para a formatação dos trabalhos. A Comissão Científica irá posteriormente analisar e selecionar os trabalhos para serem apresentados oralmente na conferência e serem incluídos nas atas, o que garantirá uma ampla exposição dos trabalhos. Para a decisão sobre a sua aceitação serão tidos em consideração o conteúdo e forma dos documentos.

As orientações para a formatação dos trabalhos estudo de caso estão disponíveis no modelo/template: CAPSI2017-Modelo-Estudos-Caso.DOTX.

Todos os trabalhos aceites serão publicados nas atas da conferência, com ISSN, e disponibilizados no website da APSI.

Todas as submissões serão avaliados numa base de double-blind review, revistos pelo menos por dois investigadores, e apenas os trabalhos originais serão aceites. Assim, os documentos submetidos à conferência não podem conter a identificação dos autores.

Na submissão de artigos de estudo de caso deverá selecionar o tema Estudos de Casos, na plataforma EasyChair.

 

Datas Importantes:

Envio de propostas 15.04.2017
Confirmação de aceitação 30.04.2017
Envio da versão final 15.05.2017

 

Comissão de Estudos de Caso

Isabel Ferreira, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Jorge Oliveira e Sá, Universidade do Minho