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1.º Workshop Internacional em Tecnologias da Informação e Comunicação no Turismo & Hotelaria

O 1.º Workshop Internacional em Tecnologias da Informação e Comunicação no Turismo & Hotelaria (TICTH) tem como principal objetivo analisar as tendências recentes na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para desenvolver processos mais ágeis e sustentáveis ​​em Hotelaria & Turismo, potenciando uma gestão eficiente, apoio à tomada de decisão e criação de valor para os clientes e para as organizações. Além disso, pretende-se discutir temas relacionados com o comportamento do turista e a sua relação com as TIC, nomeadamente a utilização da tecnologia para descobrir, planear e partilhar as suas experiências de viagem.

O 1.º Workshop Internacional TICTH resulta de uma parceria entre o Chapter Português da AIS (PTAIS) e o Chapter Brasileiro da AIS (BRAIS), e com o apoio da Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT), do Politécnico do Porto.

Este workshop, único e inovador, pretende reunir académicos, investigadores, profissionais, gestores privados, consultores políticos e funcionários governamentais, de diferentes países, para uma troca de experiências e trabalhos de investigação relacionados com o desenvolvimento, a sustentabilidade, a qualidade, e o papel das TIC na transformação digital na Hotelaria & Turismo.

Esta é uma oportunidade única para promover uma rede de investigadores e profissionais das área de tecnologias e de hotelaria e turismo num ambiente internacional.

Este workshop está alinhado com as orientações e ações previstas pela Comissão Europeia para desenvolver e impulsionar a competitividade das empresas do sector de Hotelaria & Turismo, integrando-as em cadeias de valor digitais globais, como forma de melhorar a sua capacidade de criar mais empregos.

A submissão de artigos está aberta às comunidades académica, científica e profissional com trabalhos de investigação e desenvolvimento relevantes e originais abordando aspetos relevantes do desenvolvimento sustentável e da transformação digital utilizando as TIC no Turismo & Hotelaria.

Os trabalhos serão selecionados em função da sua originalidade, clareza e contributo para as comunidades académica, científica e profissional.

Os tópicos de interesse para o workshop incluem, mas não estão limitados a:

  1. Transformação digital no Turismo & Hotelaria
  2. TIC para Turismo & Hotelaria Sustentável
  3. m-Turismo
  4. Turismo Digital
  5. Gamificação em Turismo & Hotelaria
  6. Reputação online e utilização dos social media
  7. Inovação e desafios relacionados com as TIC em Turismo & Hotelaria
  8. Governo digital para o Turismo & Hotelaria
  9. Marketing Turístico Baseado nas TIC
  10. Gestão da Informação em Turismo & Hotelaria
  11. Redes e novas formas de interação empresarial em Turismo & Hotelaria
  12. Efeitos do turismo digital na motivação, expectativas e experiências dos turistas

O workshop será realizado como parte da CAPSI'2017, podendo ser submetidos artigos completos, trabalhos em curso ou póster, sendo utilizadas as orientações de submissãomodelo de artigo da conferência.

2a chamada para a submissão de trabalhos: 06.maio.2017

 

Comissão Científica
Adina Negrusa, Faculty of Business, University of Babes-Bolyai, Romania
Ana Filipa Brandão, School of Hospitality and Tourism, Polytechnic of Porto, Portugal
Carlos Costa, University of Aveiro, Portugal
Edson Luiz Riccio, School of Economics, Business and Accounting of the University of São Paulo, USP, Brazil
Flávio Ferreira, School of Hospitality and Tourism, Polytechnic of Porto, Portugal
Francisco Paletta, School of Communications and Arts of the University of São Paulo, USP, Brazil
Isabel Ferreira, Management School, Polytechnic Institute of Cávado and Ave, Portugal
Jorge Costa, IPDT - Institute for Tourism Planning and Development, Portugal
José Esteves Esteves, IE Business School, Spain
Marici Sakata, Laboratory of Information Systems and Technology of the University of São Paulo, USP, Brazil
Vania Valente, Paulista State University, UNESP, Brazil
Vânia Costa, Management School, Polytechnic Institute of Cávado and Ave, Portugal

A 17.ª CAPSI, à semelhança de edições anteriores, irá incluir uma sessão de Estudos de Caso em Sistemas de Informação, visando a participação de organizações e profissionais da área.

Este será um espaço para a apresentação de casos de adoção de tecnologias e sistemas de informação (TSI), podendo focar tanto a perspetiva organizacional e do negócio, como a perspetiva tecnológica. É também um meio para documentar a forma como as organizações têm vindo a adotar aplicações e soluções de TSI, para melhorar o seu funcionamento interno, melhorar a sua ligação ao meio envolvente, obter vantagens competitivas, entre outros. Poderão ser apresentados casos de organizações e empresas instaladas em Portugal ou noutros países.

A sessão é patrocinada pela Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (APSI)/Portuguese Chapter of the Association for Information Systems (PTAIS) e visa promover a partilha pela comunidade e pelos seus associados de descrições de casos, para que os mesmos possam vir a ser usados nos processos de ensino-aprendizagem e para auxiliar a que se compreendam melhor algumas realidades práticas da adoção dos sistemas de informação.

Assim, convida-se a comunidade de TSI a submeter trabalhos, descrevendo os casos de acordo com o modelo fornecido. Um caso poderá ser, por exemplo, a adoção de um novo sistema ERP, a adoção de um sistema CRM, a exploração do canal Web, a adoção de aplicações móveis, a migração da infraestrutura de TSI para um ambiente Cloud, uma iniciativa de green computing, a reestruturação dos serviços de TSI, entre muitos outros. As descrições dos casos deverão incluir, pelo menos, a descrição do contexto organizacional, a descrição da iniciativa de TSI, a descrição do processo de adoção e uma reflexão sobre os resultados alcançados.

Em anexo encontra-se o modelo para a formatação dos trabalhos. A Comissão Científica irá posteriormente analisar e selecionar os trabalhos para serem apresentados oralmente na conferência e serem incluídos nas atas, o que garantirá uma ampla exposição dos trabalhos. Para a decisão sobre a sua aceitação serão tidos em consideração o conteúdo e forma dos documentos.

As orientações para a formatação dos trabalhos estudo de caso estão disponíveis no modelo/template: CAPSI2017-Modelo-Estudos-Caso.DOTX.

Todos os trabalhos aceites serão publicados nas atas da conferência, com ISSN, e disponibilizados no website da APSI.

Todas as submissões serão avaliados numa base de double-blind review, revistos pelo menos por dois investigadores, e apenas os trabalhos originais serão aceites. Assim, os documentos submetidos à conferência não podem conter a identificação dos autores.

Na submissão de artigos de estudo de caso deverá selecionar o tema Estudos de Casos, na plataforma EasyChair.

 

Datas Importantes:

Envio de propostas 15.04.2017
Confirmação de aceitação 30.04.2017
Envio da versão final 15.05.2017

 

Comissão de Estudos de Caso

Isabel Ferreira, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Jorge Oliveira e Sá, Universidade do Minho

Todos os trabalhos, artigo completo, trabalho em curso, e póster, deverão ser submetidos por via eletrónica, com ficheiro em formato PDF, na plataforma EasyChair.

Na submissão de artigos ao 1.º Workshop Internacional em TICTH deverá selecionar o tema Workshop Internacional TICTH, na plataforma EasyChair.

Na submissão de artigos de estudo de caso deverá selecionar o tema Estudos de Casos, na plataforma EasyChair.

Ao submeter os trabalhos, os autores deverão ter o cuidado de omitir qualquer referência ao seu nome e filiação (em todo o texto do documento).

Cada trabalho será revisto no mínimo por dois revisores em double-blind review.

A submissão de artigos está aberta às comunidades académica, científica e profissional, com trabalhos de investigação e desenvolvimento relevantes no domínio das tecnologias e sistemas de informação.

Os trabalhos serão selecionados em função da sua originalidade, clareza e contributo para as comunidades académica, científica e profissional.

O tema principal da conferência é a Transformação Digital, sendo também tópicos de interesse da conferência:

           Arquiteturas Empresariais
           Auditoria de Sistemas de Informação
           Business Process Management
           Ensino e Investigação em Sistemas de Informação
           Gestão de Sistemas de Informação
           Gestão do Conhecimento
           Governação de Sistemas de Informação
           Governo Digital e Inovação no Setor Público
           Inovação e Modelos Abertos
           Modelação de Dados e de Sistemas de Informação
           Serviços Partilhados
           Segurança em Sistemas de Informação
           Sistemas de Apoio à Decisão
           Sistemas de Gestão de Base de Dados
           Sistemas de Informação em indústrias específicas
           Sistemas de Informação nas Organizações e na Sociedade
           Outros temas relacionados com Tecnologias e Sistemas de Informação

Para a submissão de trabalhos ao 1.º Workshop Internacional em TICTH deverá ser selecionado o tema Workshop Internacional TICTH, na plataforma de submissão de trabalhos da conferência.

Para a submissão de trabalhos relativos a estudo de caso da indústria deverá ser selecionado o tema Estudos de Caso, na plataforma de submissão de trabalhos da conferência.

Os documentos a submeter deverão ser escritos em Português ou Inglês, sendo que nos artigos em Português têm de conter um resumo em Inglês.

Serão aceites na conferência os seguintes tipos de trabalhos:

  • Artigos de trabalhos completos (full paper): Um artigo completo corresponde a um trabalho de investigação completo ou terminado, incluindo a discussão dos resultados da investigação, contendo entre 4000 a 6000 palavras.
  • Artigos de trabalhos em curso (research-in-progress paper): Um artigo de trabalho em curso apresenta resultados preliminares de um trabalho de investigação em curso, devendo conter entre 2000 a 4000 palavras.
  • Póster: Um póster apresenta investigação inicial, ideias e modelos em discussão, devendo conter apenas um resumo com 500 a 1000 palavras.

As orientações para a formatação dos trabalhos estão disponíveis no modelo/template da CAPSI: CAPSI2017Template.DOTX.

Todos os trabalhos aceites serão publicados nas atas da conferência, com ISSN, e disponibilizados no website da APSI.

Todas as submissões serão avaliados numa base de double-blind review, revistos pelo menos por dois investigadores, e apenas os trabalhos originais serão aceites. Assim, os documentos submetidos à conferência não podem conter a identificação dos autores.

Os melhores artigos serão selecionados para apresentação de versões alargadas nos seguintes periódicos científicos com indexação Scopus e/ou Web of Science:

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Programa da Conferência

Temos o prazer de anunciar que o programa da CAPSI 2017 está disponível aqui.

Encontramo-nos na CAPSI 2017!

Jantar da Conferência

O Jantar de Gala da CAPSI 2017 será no Restaurante da Pousada de Santa Marinha, em Guimarães, no dia 7 de junho de 2017.

O jantar de gala está incluído na inscrição na conferência.

Para mais informação visita: https://www.pousadas.pt/pt/hotel/pousada-guimaraes/restaurantes.

Inscreve-te já!

Keynote Speaker: Richard Baskerville

A Comissão da Conferência tem a honra de anunciar que o Keynote Speaker da CAPSI 2017 será o conceituado professor e investigador Richard L. Baskerville, da Universidade da Georgia, USA.